PREFEITURA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CONCEIÇÃO DO CASTELO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO GESTAR II - PORTUGUÊS |
Nome Completo: Michele de Souza |
DISCIPLINA | Atividade | Local/Período | Carga Horária |
Língua Portuguesa | III Encontro de Formação | Secretaria Municipal de Educação – 16/08/2011 | 4 horas/ aula |
1. TEMAS
· O texto como centro das experiências no ensino da língua - TP1, Unidade 3 – p. 97 a 120. · A intertextualidade – TP1, Unidade 4 – p. 133 a 152. |
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral · Reconhecer o texto como centro do processo de ensino e aprendizagem |
2.2 Objetivos Específicos · Conceituar texto; · Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino / aprendizagem de línguas; · Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos; · Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana; · Identificar os vários tipos de intertextualidade; · Identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas. |
3. CONTEÚDOS
· Concepção de texto como interação · Texto verbal e não-verbal · Linguagem oral e linguagem escrita · Elementos cotextuais e contextuais na construção de sentidos do texto · Pactos de leitura. · O diálogo entre textos: a intertextualidade; · As várias formas da intertextualidade; · O ponto de vista. |
4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Dinâmicas de grupo · Apresentação de slides · Leitura individual e partilhada · Discussão dos textos · Elaboração de plano de trabalho (cursista) |
5. RECURSOS DIDÁTICOS
· Data-show · Materiais diversos como: pincel atômico, giz de cera, lápis de cor, cola, tesoura, fita adesiva, papel A4. · Material do Gestar 2 (TP1- unidades 3 e 4) |
6. AVALIAÇÃO
Participação oral · Cumprimento das atividades Pontualidade Tarefa: Avaliar os encontros e o Curso através de paródia ou acróstico... |
7. ROTEIRO DE TRABALHO
9. Referências
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 1 – TP1: linguagem e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário