sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Terceiro Encontro.

PREFEITURA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CONCEIÇÃO DO CASTELO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
                 
PLANO DE TRABALHO

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO GESTAR II - PORTUGUÊS
Nome Completo:
                                   Michele de Souza              



DISCIPLINA
Atividade
Local/Período
Carga Horária
Língua Portuguesa
III Encontro de Formação
Secretaria Municipal de Educação – 16/08/2011
4 horas/ aula

   1. TEMAS

·         O texto como centro das experiências no ensino da língua - TP1, Unidade 3 – p. 97 a 120.
·         A intertextualidade – TP1, Unidade 4 – p. 133 a 152.


2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral
·         Reconhecer o texto como centro do processo de ensino e aprendizagem



                    2.2  Objetivos Específicos
·         Conceituar texto;
·         Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino / aprendizagem de línguas;
·         Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos;
·         Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;
·         Identificar os vários tipos de intertextualidade;
·        Identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas.

3.      CONTEÚDOS

·         Concepção de texto como interação
·         Texto verbal e não-verbal
·         Linguagem oral e linguagem escrita
·         Elementos cotextuais e contextuais na construção de sentidos do texto
·         Pactos de leitura.
·         O diálogo entre textos: a intertextualidade;
·         As várias formas da intertextualidade;
·         O ponto de vista.


4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 Dinâmicas de grupo
·         Apresentação de slides
·         Leitura individual e partilhada
·         Discussão dos textos
·         Elaboração de plano de trabalho (cursista)

5. RECURSOS DIDÁTICOS

       ·     Data-show
·     Materiais diversos como: pincel atômico, giz de cera, lápis de cor, cola, tesoura, fita adesiva, papel  A4.
·     Material do Gestar 2 (TP1- unidades 3 e 4)

       6. AVALIAÇÃO

 Participação oral
·       Cumprimento das atividades
 Pontualidade Tarefa:
Avaliar os encontros e o Curso através de paródia ou acróstico...

7. ROTEIRO DE TRABALHO


 18h às 18h10 – Acolhida; realização da dinâmica de leitura com mensagem reflexiva:
 18h10 às 18h20  - Leitura do texto: Texto: você sabe o conceito? De  Alfredina Nery
 18h20 às 18h30  – Discutir as concepções de texto pré-estabelecidas pelos cursistas a partir da apresentação das palavras “Silêncio” e “ouro”, descontextualizadas e contextualizadas  e fragmentos d0 textos teóricos sugeridos.
 18h30 às 19h – Vídeos dos textos: O caso do vestido de Drummond e O casamento do burguês de Chico Buarque de Holanda seguidos de discussão temática( momento de pegar as perguntas embaixo das cadeiras)
19h – Dividir a equipe de cursistas em 3 grupos para cada grupo efetuar a leitura de uma seção dentro da Unidade-3 O texto como centro das experiências no ensino da língua.  Cada grupo receberá um comando relativo à seção. 
     19h às  19h 40
      Grupo 1 Fazer a leitura e discussão do TP1, p. 97 à 105, e a realização das atividades2,3 e 4/ socializando.
      Grupo 2 - Fazer a leitura “Por que trabalhar com textos ? p. 106 à 113.  Resolução da atividades 7, 8, 9 e 10 /socialização.
Grupo 3 -  Leitura compartilhada e discussão da seção 3: “Pactos de leitura” p.114 à 120/Socializando.
      19h40 às 20h Apresentação de vídeos: “A intertextualidade na propaganda/comentários acerca de intertextualidade.
      20h às 20h10– Momento do Lanche.
      20h 10 às 20h40 – Socializando o Avançando na Prática.
Momento de verificação das atividades pendentes de alguns Cursistas.
20h 40 às 21h10 – Produção de uma paródia acerca do encontro da noite.
21h 10 às 21h30 – Apresentação da paródia.
      Finalizar com Visualização do Vídeo: Mi ardi o ôio- (3 min.) e  Homem que é homem (Luis Fernando Veríssimo)-(10 min.)

9. Referências

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 1 – TP1: linguagem e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário