terça-feira, 6 de setembro de 2011

Relatório do 2º Encontro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO


Centro de Formação Continuada – CeFoCo



GESTAR II  LINGUA PORTUGUESA

ESTADO: Espírito Santo MUNICÍPIO: Conceição do Castelo.

Tutor(a): Michele de Souza

Formador(a): Ana Néri                  

Município(s) que atende: Conceição do Castelo e Venda Nova do Imigrante.

Caderno: Guia Geral.
TP: Nº ( 01 –  Unidade 1 e 2 )                              Parcial            ( X )
                      Final                (    )

Número de Encontros:  Carga Horária dos Encontros:  04 horas(das 18 h às 22 h).


Relatório Descritivo de Avaliação da Aprendizagem

Aos  dois dias do mês de Agosto de 2011, às dezoito horas no prédio da (PMCC) Prefeitura Municipal de Conceição do Castelo na Secretaria de Educação, foi realizado o segundo encontro referente ao Gestar II, voltado exclusivamente para a área de Língua Portuguesa.
Neste encontro toda a equipe de professores cursistas e atuantes em redes municipais de ensino de  Conceição do Castelo e Venda Nova do Imigrante  estava presente, não faltou ninguém.
Primeiramente dei novamente as boas vindas a todos que ali se encontravam. Preparei a dinâmica de “Bingo” (que só seria realizado ao final da noite) com palavras otimistas e positivas dentre elas estavam: paz, amor, alegria, inteligência, sinceridade, saúde, dignidade, tolerância, perdão, fidelidade, partilha, bondade, fraternidade, responsabilidade, força, sorte, coragem, fé,etc., despertando mais uma vez reflexões a cerca da formação continuada dos professores no processo ensino/aprendizagem.
Na sequência das duas primeiras unidades fizemos uma discussão sobre a linguagem, suas relações com o “Sujeito”, os conceitos de Língua e Cultura, Norma e Variação Linguística: dialetos e registros, e a relação entre a oralidade e a escrita.
Assistimos a dois vídeos (“Chico Bento No Shopping” e o “Discurso do Orador” de Direito - ambos do youtube) e efetuamos a leitura de uma H.Q do Chico Bento em “O Orador da Turma” – Maurício de Souza que abordavam acerca do assunto em seguida abrimos novamente um momento para discussão.
Nossa estratégia fora assim: em “Chico Bento e o Orador da turma, cada professor representou a fala dos personagens. Para complementar o tema: Variação Linguística: dialetos e registros foram distribuídos folhas xerografadas enfatizando a língua de cada região Brasileira, retirados da Internet intitulado: “O Assaltante Nordestino, O Assaltante Mineiro, O Assaltante Carioca, O Assaltante Mineiro, O Assaltante Paulista, O Assaltante de Brasília e Esperteza  Mineira. Como atividade de Casa ficou a Leitura de um artigo científico intitulado “O vôo da Asa Branca: uma reflexão sobre lingüística e o Ensino da Língua Portuguesa.
Os professores cursistas perceberam que determinadas variedades linguísticas regionais são apropriadas para falar com determinados ouvintes em particular em situações diferenciadas. Por ser uma variedade social, geográfica, um registro formal ou informal, somos seres falantes, assim, por exemplo, um jovem pode falar a mesma coisa de formas diferentes para um colega e com seu avô, usar, por exemplo, um registro mais formal em uma carta pedindo emprego e um registro menos formal em uma carta a sua mãe.
“Ao analisar os três textos os professores cursistas perceberam que o primeiro é uma crônica de Carlos Drummond de Andrade intitulada Retrato de Velho; o segundo uma narrativa intitulada “Ciúme” de Lygia Bojunga Nunes e o terceiro intitulado“ Conta de Novo a história da noite em que eu nasci” um texto literário, ambos com diferentes linguagens.
Em depoimento disseram que Crônica enfatiza um vocabulário de época mais rebuscado e narrado em terceira pessoa; o segundo texto é uma narrativa simples, em primeira pessoa, uma linguagem simples que qualquer jovem adolescente entende e o terceiro é um texto literário trabalhando a subjetividade.
Por meio desse estudo, vimos vários conflitos culturais entre gerações, ou seja, cada indivíduo se constrói com sua história formando dessa forma a sua cultura. O que percebemos também exemplos de personagens, que exemplificam no contexto, seguindo a idade, apresentando assim características diferentes de linguagens.
Socializamos os Avançando na Prática que já haviam sido aplicados por alguns de nossos professores. Alguns depoimentos se fizeram presentes em relação ao tempo que está sendo corrido, pois nesse exato momento as escolas estão  caminhando para finalização do trimestre e muitas atividades estão sendo realizadas nas escolas, mas mesmo assim estão muito contentes em estarem realizando a formação continuada do Gestar II de Língua Portuguesa em nosso município.
Às 22h iniciamos os bingos. Fora sorteado palavra por palavra.Como premiação à professora cursista "ganhou simbolicamente uma caixa” com mensagens com chocolate “Bis” e teria como missão distribuir aos demais professores como manifestação de partilha, uma vez que tudo que se faz no Gestar é partilhado com todos. A professora Vera Lucia de Azevedo Fontan ganhou e brincou com as colegas que não destruiria, mas foi só um brincadeirinha, todas receberam e se deliciaram com aquele chocolate que encerrava a nossa segunda noite às 22h 10min.
Tutora Michele de Souza



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