terça-feira, 13 de setembro de 2011

Quinto Encontro - Unidades 07 e 08.

PREFEITURA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CONCEIÇÃO DO CASTELO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
                 
PLANO DE TRABALHO

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO GESTAR II – PORTUGUÊS
Nome Completo:
                                   Michele de Souza              



DISCIPLINA
Atividade
Local/Período
Carga Horária
Língua Portuguesa
 V Encontro de Formação
Secretaria Municipal de Educação – 13/09/2011
4 horas/ aula

   1. TEMAS

·         A arte: formas e função – TP2, Unidade 7 – p. 75 a 108.
·         Linguagem Figurada – TP2- Unidade 8 – p. 109 a 155.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral
·      ·Discutir o papel e as características de linguagem da arte, para chegarmos a um elemento constante na obra literária: a linguagem figurada.



                    2.2 Objetivos Específicos
     Possibilitar que os cursistas analisem o mecanismo de criação das figuras de linguagem e que elas são recursos que aparecem com muita freqüência na linguagem cotidiana.

3.      CONTEÚDOS

Seção1· Arte e cotidiano
Objetivo: Identificar a arte na vida cotidiana;

Seção 2· A arte: classificação e características

Objetivo: Identificar formas e características da arte;

Seção 3· A função da arte

Objetivo: Identificar as funções da arte
Seção1· A expressividade da linguagem cotidiana
Objetivo: Identificar figuras na linguagem cotidiana;

Seção 2· Figuras e linguagem
Objetivo: Identificar as várias possibilidades de linguagem figurada no texto literário;

Seção 3· Elementos sonoros e sintáticos da expressividade
Objetivo: Identificar figuras do nível sonoro e sintático no texto.


4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

       Dinâmicas de grupo
·         Apresentação de slides
·         Leitura individual e partilhada
·         Discussão dos textos
·         Elaboração de plano de trabalho (cursista)

5. RECURSOS DIDÁTICOS

      Data-show
  Materiais diversos como: pincel atômico, giz de cera, lápis de cor, cola, tesoura, fita adesiva, papel  A4.
  Material do Gestar 2 (TP2- unidades 7 e 8)
  Material trazido pelos professores que representasse sua vida pessoal e profissional.

       6. AVALIAÇÃO

 Participação oral
·   Cumprimento das atividades
 Pontualidade Tarefa:
 Avaliar os encontros e o Curso através de produção textual dissertativa  e análise de orações com problemas de semântica e sintaxe.

7. ROTEIRO DE TRABALHO


18h  –Boas Vindas.
18h 05 às 18h 15 – Leitura do Texto O Testamento ( que não deu para efetuar no encontro anterior)
   18h15 às 18h45 –
  • Aplicação da atividade nº 03 da p. 79 do TP2;
  • Análise da obra de Magritte proposta do TP2 p.98.
  • Discussão acerca da obra.
  • Análise de algumas obras de Arcimboldo.
18h45 às 20h – Momento de Produção de uma obra de Arte com utilização do objetos que as professoras cursistas trouxeram.
   20h às 20h10 – Momento do Lanche.
   20h 10 às 20h30 – Apresentação das obras construídas pelas professoras.
20h 30 às 21h10 – Produção de um texto utilizando figuras de linguagens acerca do encontro da noite.
21h 10 às 21h30   Leitura dos textos e encerramento da noite.

9. Referências

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 1 – TP1: linguagem e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.


Um comentário:

  1. Não que tenha desgostado dos encontros anteriores, mas este teve um sabor especial...
    Os comes e bebes do lanche?!?!
    Não!
    A aula estava uma delícia...foi delicioso fazer a Fulô de Mandacaru junto de minhas amigas do grupo laranja.
    Abçs

    ResponderExcluir