PREFEITURA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CONCEIÇÃO DO CASTELO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO GESTAR II – PORTUGUÊS |
Nome Completo: Michele de Souza |
DISCIPLINA | Atividade | Local/Período | Carga Horária |
Língua Portuguesa | V Encontro de Formação | Secretaria Municipal de Educação – 13/09/2011 | 4 horas/ aula |
1. TEMAS
· A arte: formas e função – TP2, Unidade 7 – p. · Linguagem Figurada – TP2- Unidade 8 – p. |
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral · ·Discutir o papel e as características de linguagem da arte, para chegarmos a um elemento constante na obra literária: a linguagem figurada. |
2.2 Objetivos Específicos Possibilitar que os cursistas analisem o mecanismo de criação das figuras de linguagem e que elas são recursos que aparecem com muita freqüência na linguagem cotidiana. |
3. CONTEÚDOS
Seção1· Arte e cotidiano Objetivo: Identificar a arte na vida cotidiana; Seção 2· A arte: classificação e características Objetivo: Identificar formas e características da arte; Seção 3· A função da arte Objetivo: Identificar as funções da arte Seção1· A expressividade da linguagem cotidiana Objetivo: Identificar figuras na linguagem cotidiana; Seção 2· Figuras e linguagem Objetivo: Identificar as várias possibilidades de linguagem figurada no texto literário; Seção 3· Elementos sonoros e sintáticos da expressividade Objetivo: Identificar figuras do nível sonoro e sintático no texto. |
4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Dinâmicas de grupo · Apresentação de slides · Leitura individual e partilhada · Discussão dos textos · Elaboração de plano de trabalho (cursista) |
5. RECURSOS DIDÁTICOS
Data-show Materiais diversos como: pincel atômico, giz de cera, lápis de cor, cola, tesoura, fita adesiva, papel A4. Material do Gestar 2 (TP2- unidades 7 e 8) Material trazido pelos professores que representasse sua vida pessoal e profissional. |
6. AVALIAÇÃO
Participação oral · Cumprimento das atividades Pontualidade Tarefa: Avaliar os encontros e o Curso através de produção textual dissertativa e análise de orações com problemas de semântica e sintaxe. |
7. ROTEIRO DE TRABALHO
18h –Boas Vindas. 18h 05 às 18h 15 – Leitura do Texto O Testamento ( que não deu para efetuar no encontro anterior) 18h15 às 18h45 –
18h45 às 20h – Momento de Produção de uma obra de Arte com utilização do objetos que as professoras cursistas trouxeram. 20h às 20h10 – Momento do Lanche. 20h 10 às 20h30 – Apresentação das obras construídas pelas professoras. 20h 30 às 21h10 – Produção de um texto utilizando figuras de linguagens acerca do encontro da noite. 21h 10 às 21h30 – Leitura dos textos e encerramento da noite. |
9. Referências
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 1 – TP1: linguagem e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. |
Não que tenha desgostado dos encontros anteriores, mas este teve um sabor especial...
ResponderExcluirOs comes e bebes do lanche?!?!
Não!
A aula estava uma delícia...foi delicioso fazer a Fulô de Mandacaru junto de minhas amigas do grupo laranja.
Abçs