UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Centro de Formação Continuada – CeFoCo
GESTAR II – LINGUA PORTUGUESA
ESTADO: Espírito Santo MUNICÍPIO:Conceição do Castelo
Tutor(a): Michele de Souza
Formador(a): Ana Néri
Município(s) que atende: Conceição do Castelo e Venda Nova do Imigrante
Caderno TP: Nº (02) Unidade 7 e 8 Parcial ( )
Final ( X )
Número de Encontros: 5º Carga Horária dos Encontros: 04 horas.
Relatório Descritivo de Avaliação da Aprendizagem
Aos treze dias do mês de setembro de 2011 na da sala da SEMED de Conceição do Castelo, as alunas e eu estivemos presentes para mais um encontro do GESTAR II.
Desejei boas vindas a todas as alunas.
O primeiro momento foi de compartilhamento dos portfólios que já estão sendo organizados, de discussão sobre os projetos que devem ser implementados.
Foi um espaço que nos proporcionou muita troca.
Pudemos ver os projetos que já estão em andamento. O primeiro apresentado fora o da professora Dalciane. Ele se chama Pasta de leitura, onde o aluno deve registrar suas leituras, ora informativas, ora literárias e terá a participação também dos familiares. O aluno leva esta pasta para casa e lá ele e seus familiares devem fazer o registro.
Em seguida Maria Teresa apresentou também o seu , em esboço, É o projeto Diário de um leitor, onde o aluno , todos os dias, além dos registros do seu dia a dia, deverá relatar um ato de leitura que realizou e quais foram as suas impressões.A justificativa dos dois projetos foi: as dificuldades dos nossos alunos em ler, interpretar e escrever.
Aproveitando a animação dos cursistas, passei algumas orientações com relação à fundamentação teórica para o projeto, disse-lhes que devemos sempre buscar fundamentação para respaldar o nosso trabalho para que assim o mesmo não seja questionado e desvalorizado. Sugeri leitura de teóricos autor com os quais elas se identifiquem, pois assim a aproximação de leitura se torna prazerosa e ganha força perante a sua aplicabilidade.
Como sugestão de leitura de teórico falamos sobre no link google acadêmico/tema. Foi uma informação interessante às professoras cursistas, uma vez que nem sempre em nossa prática do dia a dia executamos tal atividade de projeto fundamentada em teóricos.
Dando prosseguimento ao encontro entreguei e comentei a leitura de dois textos que falam sobre a questão do encontro anterior, GRAMÀTCA, intitulados “O ponto de vista de Marte” e “O ataque à norma culta”.
Continuando, fiz duas recomendações: que lêssemos o texto “O julgamento para o próximo encontro e que após a Formação GESTAR II de Língua Portuguesa não abandonemos a prática aqui adquirida, pois muitos professores, como temos conhecimento, se empolgam durante o período do curso e quando terminam voltam a ser os mesmo de antes.
Introdução à Unidade 7 : “A Arte: formas e função”.
Coloquei antecipadamente sob as mesas, retângulos verdes e laranja que cada uma pegasse debaixo das mesas um papel que estava preso ali.São as cores do GESTAR.
Antes de qualquer prática na noite, questionamos sobre a presença da arte em nosso cotidiano e cada uma expôs sobre os seus contatos com a arte em sua prática do cotidiano.
Foi bem interessante a nossa constatação: a arte nos acompanha desde o nascimento. Ensinar língua sem arte é se negar como vivente. Então, o que é arte? Como analisar características da arte? Foram indagações colocadas às cursistas .
Para fazer isso trabalhamos a obra de Magrite, “A traição das imagens”. Percebemos que devemos sempre buscar informações sobre o autor, suas características e tendências e a escola a que pertence, isto para você ter o conhecimento necessário para conduzir o aluno, mas não podemos nos esquecer que a arte privilegia a linguagem figurada e a interpretação de uma obra é pessoal.
Em seguida falamos um pouco das cores verde e laranja, com auxilio de um slide que preparei. Pedi que se reunissem de acordo com as duas cores. Ao final do slide acerca do significado das cores deixei uma foto de frutas bem sugestiva para que as professoras observassem e me respondessem.
O que fora muito interessante por sinal, deram uma aula de arte sendo que eu apenas as perguntei o que viam na imagem...
Em seguida falei um pouco sobre o artista Giuseppe Arcimboldo e mostrei um conjunto de 6 imagens de obras que dispunha de frutas e legumes em sua composição artística para formar rostos humanos, muito criativos e interessantes .
Giuseppe
Fizemos oralmente a atividade da página 79 do TP2, onde todas falaram de suas predileções artísticas ( artes, danças, escultura, etc.).
Após a pausa para o lanche lancei dois desafios: O primeiro seria criar uma obra de arte com os objetos pedidos no último encontro e trazidos. O segundo desafio seria a produção de um texto com uso de figuras de linguagem.
Um grupo criou uma nordestina. Seu nome é Flor de Mandacaru. Escreveram sobre uma mulher que a duras penas estuda e se torna professora, mas com uma formação deficitária, que vem participar do GESTAR. Em consequência do seu pouco conhecimento, tem dificuldade de entender o que é o Gestar.
O outro grupo construiu a Gertrudes é uma bonita aluna e que gosta de participar de todos os encontros do Gestar.
Como essa atividade tomou um bom tempo para a sua confecção por parte das professoras cursistas não tivemos a oportunidade de fazer a apresentação coletiva dos trabalhos produzidos, ficando assim para o próximo encontro dia 27 de setembro, que será antecipado devido à formação em Vitória a partir dia 28, uma vez que para poder chegar a tempo e relaxada optamos, Tutor de Matemática e eu sairmos na noite anterior a formação, dia 27, por isso da antecipação.
Terminamos nosso encontro 22horas e 40 minutos, passamos do tempo habitual, mas foi gratificante.
A atividade foi muito proveitosa e interessante, tanto que não percebemos o tempo passar e saímos com aproximadamente meia hora de atraso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário