sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Castelo
Programa de Formação Continuada
Professores das séries finais do Ensino Fundamental
                      Gestar II – Língua Portuguesa


FORMADORA: MICHELE DE SOUZA
Projeto
O professor cursista deverá desenvolver um projeto para a finalização do programa, de preferência interdisciplinar, a ser implementado  em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir:

a) Temática: definir um tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa e seja contextualizado à realidade de sala de aula.
b) Problemática: definir uma situação-problema a ser focada mediante seu desen- volvimento.
c) Fundamentação teórica: definir os conceitos e as teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas.
d) Objetivos: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem alcançados com a sua implementação.
e) Metodologia: definir os passos a serem seguidos e os recursos materiais a serem utilizados para a sua realização.
f) Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivo prazos.
g) Equipe de trabalho: definir as áreas de conhecimento envolvidas, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.
h) Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.

FORMADORA: MICHELE DE SOUZA
PORTIFÓLIO
1º)- IDENTIFICAÇÃO:
*Programa Gestão da Aprendizagem Escolar- GESTAR II
*Nome do cursista
*Escola
*Bairro
*Turmas
*Turno
*Tutora
2º)-Questionário ou Biografia (Perfil)

3º)-Memorial de Leitura

4º)-Apresentação
O presente portfólio tem como objetivo fazer um resumo de todas as atividades desenvolvidas no Gestar II, presenciais e não presenciais. Nele serão registados relatórios das atividades desenvolvidas com os alunos, projetos, registros das aulas e das atividades desenvolvidas. Espero passar para quem tiver oportunidades de vê-lo a importância dessa formação continuada.

5º)- Expectativas em relação ao Gestar II (Guia Geral- responder o questionamento da p.13)
6º)- Projeto – anexos
7º)- Lição de casa – atividade( plano), cópia da atividade do aluno, fotos, relatório da aula    (OBS.: 12 Avançando na Prática)
8º)-Relatório sobre todos os encontros
9º)- Reflexão sobre o curso e o material do Gestar II
10º)- Circuito de Leitura- Atividades, textos, vídeos sugeridos no Gestar.
(OBS.: vídeo e atividades que o professor trabalhou com os alunos, o que sugere a respeito deles, sua opinião pessoal)

11º)- Relato de experiência- Avançando na prática
·         Como você planejou a atividade?
·         Que dificuldades teóricas encontrou?
·         Que dificuldades de aplicação?
·         Que soluções buscou para essas dificuldades?
·         A que resultados positivos você e seus alunos chegaram?
·         Como você avalia o alcance de seus objetivos?
·         Você teve oportunidade de discutir essa prática com seus colegas ou com seu coordenador? Como vocês avaliaram os resultados?

12º)- GESTAR II- Recordações
·         Foto do grupo
·         Epígrafe
·         Anexos de lembranças (opcional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário