PREFEITURA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CONCEIÇÃO DO CASTELO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO GESTAR II - PORTUGUÊS |
Nome Completo: Michele de Souza |
DISCIPLINA | Atividade | Local/Período | Carga Horária |
Língua Portuguesa | IV Encontro de Formação | Secretaria Municipal de Educação – 30/08/2011 | 4 horas/ aula |
1. TEMAS
· A Gramática e seus vários sentidos – TP2, Unidade 5 – p. 13 a 44. · A frase e sua organização – TP2- Unidade 6 – p. 45 a 74. |
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral · Reconhecer a gramática como centro do processo de ensino e aprendizagem; Conceituar e identificar frase. |
2.2 Objetivos Específicos Caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo; Caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo; Caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo; Estabelecer a diferença entre frase, oração e período. |
3. CONTEÚDOS
· Gramática: seus vários sentidos. Concepção de gramática interna, descritiva e normativa. · Ensino produtivo, reflexivo e prescritivo. A frase e sua organização. O que é frase. O período e a oração. As várias possibilidades da frase no período. A |
4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Dinâmicas de grupo · Apresentação de slides · Leitura individual e partilhada · Discussão dos textos · Elaboração de plano de trabalho (cursista) |
5. RECURSOS DIDÁTICOS
· Data-show · Materiais diversos como: pincel atômico, giz de cera, lápis de cor, cola, tesoura, fita adesiva, papel A4. · Material do Gestar 2 (TP2- unidades 5 e 6) |
6. AVALIAÇÃO
Participação oral · Cumprimento das atividades Pontualidade Tarefa: Avaliar os encontros e o Curso através de produção textual dissertativa e análise de orações com problemas de semântica e sintaxe. |
7. ROTEIRO DE TRABALHO
18h às 18h20 –Boas Vindas e Informes Gerais acerca dos encontros. Entregar as orientações gerais impressas, o passo a passo da elaboração do projeto e o questionário que deve ser respondido e anexado ao portfólio. 18h20 às 19h20 - 1. Ler o texto a redação de uma aluna da UFPE(como abertura da noite); 2. Apresentação do vídeo “ O assalto”; 3. Slides Matrizes de Referência de Língua Portuguesa/ SAEB 4. Discussão sobre como o ensino prescritivo tem sido privilegiado nas escolas e como o senso comum sobre como deve ser o ensino de Português faz com que os professores não alterem sua metodologia de ensino de LP. 5. Fazer a leitura do texto “Na gramática da escola cidadã; 6. Pedir que produzam um parágrafo acerca de como trabalhar a gramática em classe ( dividir em 03 grupos); 7. Apresentação dos textos produzidos. 8. Entregar o texto Gigolô das Palavras de Luís Fernando Veríssimo. 19h20 às 20h – 1. Slides para análise de orações. 2. Slides dos avisos paroquianos. 20h às 20h10 – Momento do Lanche. 20h 10 às 20h40 – 1. Socializando o Avançando na Prática. 2. Conversando sobre as avaliações aplicadas nas turmas piloto. 20h 40 às 21h10 – 1. Citar o texto O Testamento/ O Mistério da Herança (caso as professoras não conheçam distribuir e fazer a leitura); 2. Em seguida entregar e fazer leitura do novo texto Testamento - muito bom); 3. Momento leitura das orações diversificadas por pontuação (fichas vermelhas e amarelas) 21h 10 às 21h30 – Entregar a ficha de avaliação.Logo em seguida recolher. Finalizar |
9. Referências
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 1 – TP1: linguagem e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário