sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Quarto Encontro

PREFEITURA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CONCEIÇÃO DO CASTELO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
                 
PLANO DE TRABALHO

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO GESTAR II - PORTUGUÊS
Nome Completo:
                                   Michele de Souza              



DISCIPLINA
Atividade
Local/Período
Carga Horária
Língua Portuguesa
 IV Encontro de Formação
Secretaria Municipal de Educação – 30/08/2011
4 horas/ aula

   1. TEMAS

·         A Gramática e seus vários sentidos – TP2, Unidade 5 – p. 13 a 44.
·         A frase e sua organização – TP2- Unidade 6 – p. 45 a 74.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral
·      Reconhecer a gramática como centro do processo de ensino e aprendizagem;
       Conceituar e identificar frase.



                    2.2 Objetivos Específicos
     Caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo;
     Caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo;
     Caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo;
     Estabelecer a diferença entre frase, oração e período.

3.      CONTEÚDOS

·     Gramática: seus vários sentidos.
   Concepção de gramática interna, descritiva e normativa.
·     Ensino produtivo, reflexivo e prescritivo.
   A frase e sua organização. 
   O que é frase.
   O período e a oração.   
   As várias possibilidades da frase no período.
A


4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

    Dinâmicas de grupo
·         Apresentação de slides
·         Leitura individual e partilhada
·         Discussão dos textos
·         Elaboração de plano de trabalho (cursista)

5. RECURSOS DIDÁTICOS

       ·     Data-show
·     Materiais diversos como: pincel atômico, giz de cera, lápis de cor, cola, tesoura, fita adesiva, papel  A4.
·     Material do Gestar 2 (TP2- unidades 5 e 6)

       6. AVALIAÇÃO

 Participação oral
·   Cumprimento das atividades
 Pontualidade Tarefa:
Avaliar os encontros e o Curso através de produção textual dissertativa  e análise de orações com problemas de semântica e sintaxe.

7. ROTEIRO DE TRABALHO


18h às 18h20 –Boas Vindas e Informes Gerais acerca dos encontros.
Entregar as orientações gerais impressas, o passo a passo da elaboração do projeto e o questionário que deve ser respondido e anexado ao portfólio.
18h20 às 19h20  -
1.     Ler o texto  a redação de uma aluna da UFPE(como abertura da noite);
2.     Apresentação do vídeo “ O assalto”;
3.     Slides Matrizes de Referência de Língua Portuguesa/ SAEB
4.     Discussão sobre como o ensino prescritivo tem sido privilegiado nas escolas e como o senso comum sobre como deve ser o ensino de Português faz com que os professores não alterem sua metodologia de ensino de LP.
5.     Fazer a leitura do texto “Na gramática da escola cidadã;
6.     Pedir que produzam um parágrafo acerca de como trabalhar a gramática em classe ( dividir em 03 grupos);
7.     Apresentação dos textos produzidos.
8.     Entregar o texto Gigolô das Palavras de Luís Fernando Veríssimo.   
      19h20 às 20h –
1.     Slides para análise de orações.
2.     Slides dos avisos paroquianos.
      20h às 20h10 – Momento do Lanche.
      20h 10 às 20h40 –
1.     Socializando o Avançando na Prática.
2.     Conversando sobre as avaliações aplicadas nas turmas piloto.
20h 40 às 21h10 –
1.     Citar o texto O Testamento/ O Mistério da Herança (caso as professoras não conheçam distribuir e fazer a leitura);
2.     Em seguida entregar e fazer leitura do novo texto Testamento - muito bom);
3.     Momento leitura das orações diversificadas por pontuação (fichas vermelhas e amarelas)
21h 10 às 21h30   Entregar a ficha de avaliação.Logo em seguida recolher.  
 Finalizar

9. Referências

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 1 – TP1: linguagem e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário