terça-feira, 18 de outubro de 2011

Relatório do Sexto Encontro.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO


Centro de Formação Continuada – CeFoCo



GESTAR II  LINGUA PORTUGUESA

ESTADO: Espírito Santo MUNICÍPIO: Conceição do Castelo.

Tutor(a): Michele de Souza

Formador(a): Ana Néri                  

Município(s) que atende: Conceição do Castelo e Venda Nova do Imigrante.

Caderno: Guia Geral.
TP: Nº ( 03 –  Unidades9  e 10 )                           Parcial            ( X)
                      Final                (    )

Número de Encontros:  Carga Horária dos Encontros:  04 horas(das 18 h às 22 h).


Relatório Descritivo de Avaliação da Aprendizagem


Aos vinte seis dias do mês de setembro de 2011, nos reunimos na nossa sala da Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Castelo para mais um encontro.

Os professores se cumprimentaram e iniciaram a socialização dos Portfólios. Neste primeiro momento falei sobre a necessidade de levar o portifólio de alguém para a minha formação em Vitória, na UFES nos dias 28,29 e 30 de setembro.

Passamos à socialização das aulas que são dadas pelas cursistas e como um dos assuntos foi arte, a Professora Cursista Cenir socializou suas aulas de Artes, mostrando fotos e trabalhos de seus alunos, o que foi muito interessante, pois apresentou diferentes técnicas que podemos usar em nossas aulas de Língua Portuguesa.

A Professora Cursista Mayrerrose também nos mostrou resultados de sua prática diária em sala de aula, também compartilhei um pouco de minha prática em Língua Portuguesa e mostrei alguns trabalhos muito bem feitos de meus alunos.

Estes dois momentos tomaram um bom tempo do nosso encontro e como sempre temos um programa de encontro a cumprir disse estar um pouco preocupada, pois o nosso encontro dessa noite  era bem vasto e não podíamos nos atropelar .

Passamos, então, para a análise dos nossos trabalhos de Arte do encontro anterior. Os dois grupos tiveram um momento de expor a experiência da técnica utilizada e  de compartilhar o que puderam aprender com a mesma.

Relataram que a proposta passada por mim fora a de produzir, a partir de materiais que levaram, uma obra artística e que em seguida deveriam redigir um texto, cuja tipologia textual ficou a critério do grupo. O único critério que deveriam obedecer era o emprego  de figuras de linguagem e o Gestar.

Em seguida cada grupo expôs os motivos que o levaram a fazer os textos, os títulos, os nomes das personagens.

Após análise dos grupos verifiquei que o primeiro apresentou certa carência de figuras de linguagem, o que era o comando a ser trabalhado. O próprio grupo percebeu essa carência durante a observação e apresentação do texto.

Já o segundo grupo fez um texto rico de figuras e agradou a todos. O que foi muito relevante para que percebessem que assim como nós fugimos a algumas propostas nossos alunos também fazem

Informei que estaremos refazendo assim que for possível. Fiz uma cópia de cada texto e entreguei para as cursistas.

Passamos a leitura do texto “O testamento”. Fizemos uma leitura circular.

Depois de rápidos comentários, passamos ao assunto do encontro: “Gêneros textuais”.
Iniciei dizendo que, no passado, havia três classificações básicas para os textos, mas que, atualmente, são usadas novas terminologias  para classificar os diferentes tipos de texto.
Concluímos  que  tudo que emite uma informação é um texto  e não pode-se ignorar ainda que os meios tecnológicos e virtuais estão classificados também como textos.

Nesta oportunidade entreguei  três artigos científicos:
  • Colocações sob dois enfoques teóricos;
  • Gêneros textuais e o ensino da Língua Portuguesa;
  • O ensino da Língua Portuguesa e os PCNs.

Efetuamos a leitura compartilhada de um dos textos entregues, tendo em vista que o texto selecionado à leitura nos falaria de assuntos relacionados diretamente a nossa prática, que se diferencia das práticas convencionais. Motivo este que tem gerado comentários por parte de colegas que não aceitam um ensino mais prazeroso, menos convencional.

O estudo deste texto viria respaldar nossas ações, o trabalho que hoje fazemos.

Dividi o texto em três trechos que foram lidos em grupos que depois fizemos as colocações. Acrescentei algumas explicações e tivemos oportunidade de ver que tudo o que estamos vendo no GESTAR está presente também nos PCNs.

Passamos para o momento de produção, mas infelizmente estávamos perto do termino do encontro de deixamos para o momento seguinte.

Para concluir o encontro informei que na primeira metade do próximo encontro terminaremos tipologias textuais e que na outra metade estudaríamos o Gênero “Cordel”.


Assinatura do tutor: Michele de Souza


Em 26 de setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário