UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Centro de Formação Continuada – CeFoCo
GESTAR II LINGUA PORTUGUESA
ESTADO: Espírito Santo MUNICÍPIO: Conceição do Castelo.
Tutor(a): Michele de Souza
Formador(a): Ana Néri
Município(s) que atende: Conceição do Castelo e Venda Nova do Imigrante.
Caderno: Guia Geral.
TP: Nº ( 03 – Unidades9 e 10 ) e Atividade Complementar.
Parcial ( X)
Final ( )
Número de Encontros: 7º Carga Horária dos Encontros: 04 horas(das 18 h às 22 h).
Relatório Descritivo de Avaliação da Aprendizagem
Aos onze dias do mês de Outubro de 2011, na SEMEDCC no turno noturno foi realizado o sétimo encontro presencial do Gestar II.
Como sempre desejei boas vindas a todas, fiz referência à arrumação da sala, que estava cheia de borboletas. Segundo uma de minha Professoras Cursistas mostrava- me bastante esfuziante e com muita energia positiva nessa noite - amei o esfuziante.
No primeiro momento transmiti alguns informes sobre o Curso de Formação para tutores do dia 28 ao dia 30 de Setembro de 2011.
Em seguida, tratamos de algumas questões sobre a prova de entrada do Gestar II como o fato de rever algumas questões como um gráfico para avaliar os descritores.
Depois falamos sobre a necessidade de montar um projeto com o tema: “A importância do uso do dicionário em sala de aula”.
Também comuniquei-as que até o final do curso estaria recolhendo uma resenha crítica de um dos artigos científicos que sempre as entrego para leitura complementar em casa bem como os que efetuamos leitura nos encontros.
Em seguida observamos e comentamos que a sala do gestar II estava decorada com desenhos de borboletas coloridas e o grupo leu um texto que levei para efetuarmos a leitura chamado “O significado da borboleta”... E cada aluna cursista comentou um parágrafo comparando-o as suas vidas.
Após esse momento, apliquei a dinâmica do “Troca-troca de Borboletas”. Cada Professora Cursista recebeu um envelope colorido com borboletas coloridas. Cada uma das borboletas possui um significado de acordo com a cor. Deveriam escolher uma aluna que tivesse as características e entregar dizendo o motivo pela qual escolheu a cor da borboleta para entregá-la.
Foi um momento muito gostoso e descontraído a entrega das borboletas. Toda nós ficamos muito felizes com nossas borboletas.
Em seguida as alunas Cenir Herpit e Maria Tereza Falchetto compartilharam suas experiências trabalhadas em sala de aula com textos orais e poemas, relataram os pontos positivos que os alunos desenvolveram ao confeccionar as atividades propostas e o entusiasmo dos mesmos ao tratar de assunto do seu interesse.
Compartilhei com o grupo sobre os gêneros textuais, mostrei textos coerentes e coesos visualmente e comentei sobre a minha experiência em sala de aula com o quadro “o grito” de Edward Much,
Em seguida mostrei também o livro” Zoom”, o que fez muito sucesso entre as professoras e vimos algumas pérolas atualizadas do ENEM.
Após esse momento passamos para a tarefa do dia: elaborar uma atividade a ser trabalhada em sala de aula com um texto e depois adaptando esse mesmo texto para ser trabalhado em outra série como, por exemplo, 4ª.
Encerramos o encontro.
Assinatura do tutor: Michele de Souza.
Em 11 de outubro de 2011.
o de matemática poderia ser assim tb...rs
ResponderExcluir