Esta é uma estratégia para produção de texto, visando a exercitar a coesão e a coerência.
O texto final será produzido por quatro pessoas – embora no início cada qual comece a escrever sozinho, de acordo com a tarefa que recebeu.
A professora, portanto, deve preparar as tarefas, pensando em múltiplos de quatro. É claro que nem sempre esse número é exato (parece, aliás, mais comum que não seja), mas isso não é necessariamente um problema, é só fazer as adaptações, contando a com as ideias dos próprios alunos.
Em nossa turma do Gestar, por exemplo, uma cursista que chegou depois foi o número 29. Ela elaborou um texto contando um fato inusitado na vida de um homem e depois se reuniu com um grupo que já tinha um personagem masculino e um feminino. Eu imaginei que o grupo fosse aproveitar apenas o fato criado pela colega, e transferi-lo para as vidas dos personagens já criados pelo grupo. Mas não. O personagem dela passou a fazer parte também da história.
Enfim, em cada turma, a professora, o professor deve tomar as medidas mais adequadas, dividindo com sua turma a responsabilidade pelo sucesso da tarefa.
O esquema da produção é o seguinte:
A seguir, as tarefas.
Você vai criar, agora, um momento na vida de um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é um homem adulto que se chama Abelardo. O que você deve fazer é contar o dia em que ele viveu algo muito interessante na rua. É preciso que seja um fato estranho e inesperado, totalmente incomum. Resolva também em que dia da semana isso aconteceu e a que horas. Para essa narração você deve gastar, no mínimo, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 02. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é um homem adulto que se chama Abelardo. O que você deve fazer é dar-lhe vida: como ele é fisicamente? Como é sua personalidade? Do que ele gosta? O que faz no seu dia-a-dia? Para criar esse personagem, você deve escrever, pelo menos, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 01. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um momento na vida de um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é uma mulher adulta que se chama Rosalina. O que você deve fazer é contar o dia em que ela viveu algo muito interessante na rua. É preciso que seja um fato estranho e inesperado, totalmente incomum. Resolva também em que dia da semana isso aconteceu e a que horas. Para essa narração você deve gastar, no mínimo, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 04. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é uma mulher adulta que se chama Rosalina. O que você deve fazer é dar-lhe vida: como ela é fisicamente? Como é sua personalidade? Do que ela gosta? O que faz no seu dia-a-dia? Para criar esse personagem, você deve escrever, pelo menos, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 03. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um momento na vida de um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é um homem adulto que se chama Afrânio. O que você deve fazer é contar o dia em que ele viveu algo muito interessante na rua. É preciso que seja um fato estranho e inesperado, totalmente incomum. Resolva também em que dia da semana isso aconteceu e a que horas. Para essa narração você deve gastar, no mínimo, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 06. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Nº 06 1ª atividade
Você vai criar, agora, um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é um homem adulto que se chama Afrânio. O que você deve fazer é dar-lhe vida: como ele é fisicamente? Como é sua personalidade? Do que ele gosta? O que faz no seu dia-a-dia? Para criar esse personagem, você deve escrever, pelo menos, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 05. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Nº 07 1ª atividade
Você vai criar, agora, um momento na vida de um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é uma mulher adulta que se chama Creuza. O que você deve fazer é contar o dia em que ela viveu algo muito interessante na rua. É preciso que seja um fato estranho e inesperado, totalmente incomum. Resolva também em que dia da semana isso aconteceu e a que horas. Para essa narração você deve gastar, no mínimo, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 08. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Nº 08 1ª atividade
Você vai criar, agora, um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é uma mulher adulta que se chama Creuza. O que você deve fazer é dar-lhe vida: como ela é fisicamente? Como é sua personalidade? Do que ela gosta? O que faz no seu dia-a-dia? Para criar esse personagem, você deve escrever, pelo menos, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 07. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um momento na vida de um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é um homem adulto que se chama Felizberto. O que você deve fazer é contar o dia em que ele viveu algo muito interessante na rua. É preciso que seja um fato estranho e inesperado, totalmente incomum. Resolva também em que dia da semana isso aconteceu e a que horas. Para essa narração você deve gastar, no mínimo, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 10. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é um homem adulto que se chama Felizberto. O que você deve fazer é dar-lhe vida: como ele é fisicamente? Como é sua personalidade? Do que ele gosta? O que faz no seu dia-a-dia? Para criar esse personagem, você deve escrever, pelo menos, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 09. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um momento na vida de um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é uma mulher adulta que se chama Zuleica. O que você deve fazer é contar o dia em que ela viveu algo muito interessante na rua. É preciso que seja um fato estranho e inesperado, totalmente incomum. Resolva também em que dia da semana isso aconteceu e a que horas. Para essa narração você deve gastar, no mínimo, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 12. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é uma mulher adulta que se chama Zuleica. O que você deve fazer é dar-lhe vida: como ela é fisicamente? Como é sua personalidade? Do que ela gosta? O que faz no seu dia-a-dia? Para criar esse personagem, você deve escrever, pelo menos, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 11. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um momento na vida de um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é um homem adulto que se chama Filogônio. O que você deve fazer é contar o dia em que ele viveu algo muito interessante na rua. É preciso que seja um fato estranho e inesperado, totalmente incomum. Resolva também em que dia da semana isso aconteceu e a que horas. Para essa narração você deve gastar, no mínimo, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 14. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é um homem adulto que se chama Filogônio. O que você deve fazer é dar-lhe vida: como ele é fisicamente? Como é sua personalidade? Do que ele gosta? O que faz no seu dia-a-dia? Para criar esse personagem, você deve escrever, pelo menos, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 13. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um momento na vida de um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é uma mulher adulta que se chama Quitéria. O que você deve fazer é contar o dia em que ela viveu algo muito interessante na rua. É preciso que seja um fato estranho e inesperado, totalmente incomum. Resolva também em que dia da semana isso aconteceu e a que horas. Para essa narração você deve gastar, no mínimo, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 16. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é uma mulher adulta que se chama Quitéria. O que você deve fazer é dar-lhe vida: como ela é fisicamente? Como é sua personalidade? Do que ela gosta? O que faz no seu dia-a-dia? Para criar esse personagem, você deve escrever, pelo menos, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 15. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um momento na vida de um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é um homem adulto que se chama Damião. O que você deve fazer é contar o dia em que ele viveu algo muito interessante na rua. É preciso que seja um fato estranho e inesperado, totalmente incomum. Resolva também em que dia da semana isso aconteceu e a que horas. Para essa narração você deve gastar, no mínimo, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 18. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é um homem adulto que se chama Damião. O que você deve fazer é dar-lhe vida: como ele é fisicamente? Como é sua personalidade? Do que ele gosta? O que faz no seu dia-a-dia? Para criar esse personagem, você deve escrever, pelo menos, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 17. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um momento na vida de um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é uma mulher adulta que se chama Silvolina. O que você deve fazer é contar o dia em que ela viveu algo muito interessante na rua. É preciso que seja um fato estranho e inesperado, totalmente incomum. Resolva também em que dia da semana isso aconteceu e a que horas. Para essa narração você deve gastar, no mínimo, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 20. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é uma mulher adulta que se chama Silvolina. O que você deve fazer é dar-lhe vida: como ela é fisicamente? Como é sua personalidade? Do que ela gosta? O que faz no seu dia-a-dia? Para criar esse personagem, você deve escrever, pelo menos, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 19. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Nº 21 1ª atividade
Você vai criar, agora, um momento na vida de um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é um homem adulto que se chama Zeferino. O que você deve fazer é contar o dia em que ele viveu algo muito interessante na rua. É preciso que seja um fato estranho e inesperado, totalmente incomum. Resolva também em que dia da semana isso aconteceu e a que horas. Para essa narração você deve gastar, no mínimo, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 22. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é um homem adulto que se chama Zeferino. O que você deve fazer é dar-lhe vida: como ele é fisicamente? Como é sua personalidade? Do que ele gosta? O que faz no seu dia-a-dia? Para criar esse personagem, você deve escrever, pelo menos, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 21. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Nº 23 1ª atividade
Você vai criar, agora, um momento na vida de um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é uma mulher adulta que se chama Marcolina. O que você deve fazer é contar o dia em que ela viveu algo muito interessante na rua. É preciso que seja um fato estranho e inesperado, totalmente incomum. Resolva também em que dia da semana isso aconteceu e a que horas. Para essa narração você deve gastar, no mínimo, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 24. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Nº 24 1ª atividade
Você vai criar, agora, um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é uma mulher adulta que se chama Marcolina. O que você deve fazer é dar-lhe vida: como ela é fisicamente? Como é sua personalidade? Do que ela gosta? O que faz no seu dia-a-dia? Para criar esse personagem, você deve escrever, pelo menos, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 23. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um momento na vida de um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é um homem adulto que se chama Sinomar. O que você deve fazer é contar o dia em que ele viveu algo muito interessante na rua. É preciso que seja um fato estranho e inesperado, totalmente incomum. Resolva também em que dia da semana isso aconteceu e a que horas. Para essa narração você deve gastar, no mínimo, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 26. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é um homem adulto que se chama Sinomar. O que você deve fazer é dar-lhe vida: como ele é fisicamente? Como é sua personalidade? Do que ele gosta? O que faz no seu dia-a-dia? Para criar esse personagem, você deve escrever, pelo menos, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 25. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um momento na vida de um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é uma mulher adulta que se chama Jurandina. O que você deve fazer é contar o dia em que ela viveu algo muito interessante na rua. É preciso que seja um fato estranho e inesperado, totalmente incomum. Resolva também em que dia da semana isso aconteceu e a que horas. Para essa narração você deve gastar, no mínimo, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 28. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Nº 28 1ª atividade
Você vai criar, agora, um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é uma mulher adulta que se chama Jurandina. O que você deve fazer é dar-lhe vida: como ela é fisicamente? Como é sua personalidade? Do que ela gosta? O que faz no seu dia-a-dia? Para criar esse personagem, você deve escrever, pelo menos, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 27. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Nº 29 1ª atividade
Você vai criar, agora, um momento na vida de um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é um homem adulto que se chama Zuodeno. O que você deve fazer é contar o dia em que ele viveu algo muito interessante na rua. É preciso que seja um fato estranho e inesperado, totalmente incomum. Resolva também em que dia da semana isso aconteceu e a que horas. Para essa narração você deve gastar, no mínimo, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 30. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é um homem adulto que se chama Zuodeno. O que você deve fazer é dar-lhe vida: como ele é fisicamente? Como é sua personalidade? Do que ele gosta? O que faz no seu dia-a-dia? Para criar esse personagem, você deve escrever, pelo menos, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 29. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um momento na vida de um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é uma mulher adulta que se chama Barbileia. O que você deve fazer é contar o dia em que ela viveu algo muito interessante na rua. É preciso que seja um fato estranho e inesperado, totalmente incomum. Resolva também em que dia da semana isso aconteceu e a que horas. Para essa narração você deve gastar, no mínimo, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 32. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
Você vai criar, agora, um personagem. Pegue seu caderno e escreva. Seu personagem é uma mulher adulta que se chama Barbileia. O que você deve fazer é dar-lhe vida: como ela é fisicamente? Como é sua personalidade? Do que ela gosta? O que faz no seu dia-a-dia? Para criar esse personagem, você deve escrever, pelo menos, 10 linhas.
2ª atividade
Quando você terminar a 1ª atividade, deve procurar o número 31. Depois, vocês dois (ou duas) devem ir até o envelope B e pegar o próximo passo (apenas um papelzinho para duas pessoas).
B 1 e 2
1ª atividade
Agora, vocês vão juntar seus dois textos e fazer um só. Para isso, talvez seja necessário escrever um pouco mais. Pode ser também que alguns trechos tenham que ser substituídos, modificados. Agora, é proibido jogar qualquer pedaço fora sem pôr nada no lugar, tá? Mãos à obra!
2ª atividade
Agora que seus dois textos são um só, vocês vão procurar os nos 3 e 4 e, depois, vão ao envelope C pegar o próximo passo (um papelzinho para os quatro).
B 3 e 4
1ª atividade
Agora, vocês vão juntar seus dois textos e fazer um só. Para isso, talvez seja necessário escrever um pouco mais. Pode ser também que alguns trechos tenham que ser substituídos, modificados. Agora, é proibido jogar qualquer pedaço fora sem pôr nada no lugar, tá? Mãos à obra!
2ª atividade
Agora que seus dois textos são um só, vocês vão procurar os nos 1 e 2 e, depois, vão ao envelope C pegar o próximo passo (um papelzinho para os quatro).
B 7 e 8
1ª atividade
Agora, vocês vão juntar seus dois textos e fazer um só. Para isso, talvez seja necessário escrever um pouco mais. Pode ser também que alguns trechos tenham que ser substituídos, modificados. Agora, é proibido jogar qualquer pedaço fora sem pôr nada no lugar, tá? Mãos à obra!
2ª atividade
Agora que seus dois textos são um só, vocês vão procurar os nos 5 e 6 e, depois, vão ao envelope C pegar o próximo passo (um papelzinho para os quatro).
B 5 e 6
1ª atividade
Agora, vocês vão juntar seus dois textos e fazer um só. Para isso, talvez seja necessário escrever um pouco mais. Pode ser também que alguns trechos tenham que ser substituídos, modificados. Agora, é proibido jogar qualquer pedaço fora sem pôr nada no lugar, tá? Mãos à obra!
2ª atividade
Agora que seus dois textos são um só, vocês vão procurar os nos 7 e 8 e, depois, vão ao envelope C pegar o próximo passo (um papelzinho para os quatro).
B 11 e 12
1ª atividade
Agora, vocês vão juntar seus dois textos e fazer um só. Para isso, talvez seja necessário escrever um pouco mais. Pode ser também que alguns trechos tenham que ser substituídos, modificados. Agora, é proibido jogar qualquer pedaço fora sem pôr nada no lugar, tá? Mãos à obra!
2ª atividade
Agora que seus dois textos são um só, vocês vão procurar os nos 9 e 10 e, depois, vão ao envelope C pegar o próximo passo (um papelzinho para os quatro).
B 9 e 10
1ª atividade
Agora, vocês vão juntar seus dois textos e fazer um só. Para isso, talvez seja necessário escrever um pouco mais. Pode ser também que alguns trechos tenham que ser substituídos, modificados. Agora, é proibido jogar qualquer pedaço fora sem pôr nada no lugar, tá? Mãos à obra!
2ª atividade
Agora que seus dois textos são um só, vocês vão procurar os nos 11 e 12 e, depois, vão ao envelope C pegar o próximo passo (um papelzinho para os quatro).
B 15 e 16
1ª atividade
Agora, vocês vão juntar seus dois textos e fazer um só. Para isso, talvez seja necessário escrever um pouco mais. Pode ser também que alguns trechos tenham que ser substituídos, modificados. Agora, é proibido jogar qualquer pedaço fora sem pôr nada no lugar, tá? Mãos à obra!
2ª atividade
Agora que seus dois textos são um só, vocês vão procurar os nos 13 e 14 e, depois, vão ao envelope C pegar o próximo passo (um papelzinho para os quatro).
B 13 e 14
1ª atividade
Agora, vocês vão juntar seus dois textos e fazer um só. Para isso, talvez seja necessário escrever um pouco mais. Pode ser também que alguns trechos tenham que ser substituídos, modificados. Agora, é proibido jogar qualquer pedaço fora sem pôr nada no lugar, tá? Mãos à obra!
2ª atividade
Agora que seus dois textos são um só, vocês vão procurar os nos 15 e 16 e, depois, vão ao envelope C pegar o próximo passo (um papelzinho para os quatro).
B 19 e 20
1ª atividade
Agora, vocês vão juntar seus dois textos e fazer um só. Para isso, talvez seja necessário escrever um pouco mais. Pode ser também que alguns trechos tenham que ser substituídos, modificados. Agora, é proibido jogar qualquer pedaço fora sem pôr nada no lugar, tá? Mãos à obra!
2ª atividade
Agora que seus dois textos são um só, vocês vão procurar os nºs 17 e 18 e, depois, vão ao envelope C pegar o próximo passo (um papelzinho para os quatro).
B 17 e 18
1ª atividade
Agora, vocês vão juntar seus dois textos e fazer um só. Para isso, talvez seja necessário escrever um pouco mais. Pode ser também que alguns trechos tenham que ser substituídos, modificados. Agora, é proibido jogar qualquer pedaço fora sem pôr nada no lugar, tá? Mãos à obra!
2ª atividade
Agora que seus dois textos são um só, vocês vão procurar os nºs 19 e 20 e, depois, vão ao envelope C pegar o próximo passo (um papelzinho para os quatro).
B 23 e 24
1ª atividade
Agora, vocês vão juntar seus dois textos e fazer um só. Para isso, talvez seja necessário escrever um pouco mais. Pode ser também que alguns trechos tenham que ser substituídos, modificados. Agora, é proibido jogar qualquer pedaço fora sem pôr nada no lugar, tá? Mãos à obra!
2ª atividade
Agora que seus dois textos são um só, vocês vão procurar os nos 21 e 22 e, depois, vão ao envelope C pegar o próximo passo (um papelzinho para os quatro).
B 21 e 22
1ª atividade
Agora, vocês vão juntar seus dois textos e fazer um só. Para isso, talvez seja necessário escrever um pouco mais. Pode ser também que alguns trechos tenham que ser substituídos, modificados. Agora, é proibido jogar qualquer pedaço fora sem pôr nada no lugar, tá? Mãos à obra!
2ª atividade
Agora que seus dois textos são um só, vocês vão procurar os nos 23 e 24 e, depois, vão ao envelope C pegar o próximo passo (um papelzinho para os quatro).
B 27 e 28
1ª atividade
Agora, vocês vão juntar seus dois textos e fazer um só. Para isso, talvez seja necessário escrever um pouco mais. Pode ser também que alguns trechos tenham que ser substituídos, modificados. Agora, é proibido jogar qualquer pedaço fora sem pôr nada no lugar, tá? Mãos à obra!
2ª atividade
Agora que seus dois textos são um só, vocês vão procurar os nos 25 e 26 e, depois, vão ao envelope C pegar o próximo passo (um papelzinho para os quatro).
B 25 e 26
1ª atividade
Agora, vocês vão juntar seus dois textos e fazer um só. Para isso, talvez seja necessário escrever um pouco mais. Pode ser também que alguns trechos tenham que ser substituídos, modificados. Agora, é proibido jogar qualquer pedaço fora sem pôr nada no lugar, tá? Mãos à obra!
2ª atividade
Agora que seus dois textos são um só, vocês vão procurar os nos 27 e 28 e, depois, vão ao envelope C pegar o próximo passo (um papelzinho para os quatro).
B 29 e 30
1ª atividade
Agora, vocês vão juntar seus dois textos e fazer um só. Para isso, talvez seja necessário escrever um pouco mais. Pode ser também que alguns trechos tenham que ser substituídos, modificados. Agora, é proibido jogar qualquer pedaço fora sem pôr nada no lugar, tá? Mãos à obra!
2ª atividade
Agora que seus dois textos são um só, vocês vão procurar os nos 31 e 32 e, depois, vão ao envelope C pegar o próximo passo (um papelzinho para os quatro).
B 31 e 32
1ª atividade
Agora, vocês vão juntar seus dois textos e fazer um só. Para isso, talvez seja necessário escrever um pouco mais. Pode ser também que alguns trechos tenham que ser substituídos, modificados. Agora, é proibido jogar qualquer pedaço fora sem pôr nada no lugar, tá? Mãos à obra!
2ª atividade
Agora que seus dois textos são um só, vocês vão procurar os nos 29 e 30 e, depois, vão ao envelope C pegar o próximo passo (um papelzinho para os quatro).
C
Vocês quatro devem, agora, unir novamente dois textos. Um dos textos tem um personagem masculino e, o outro, um personagem feminino, não é isso? Então, vocês vão fazer com que os dois se encontrem numa trama amorosa. Se vão ficar juntos, se o amor vai virar ódio ou se os dois serão apenas bons amigos no final, isso é com vocês. Para esta etapa, vale a mesma regra da etapa anterior, ou seja, podem acrescentar ideias, substituir, mas não podem jogar nada fora, de graça. E quando tudo estiver pronto, não se esqueçam de fazer uma cuidadosa revisão. Estou ansiosa para ver o resultado!
C
Vocês quatro devem, agora, unir novamente dois textos. Um dos textos tem um personagem masculino e, o outro, um personagem feminino, não é isso? Então, vocês vão fazer com que os dois se encontrem numa trama amorosa. Se vão ficar juntos, se o amor vai virar ódio ou se os dois serão apenas bons amigos no final, isso é com vocês. Para esta etapa, vale a mesma regra da etapa anterior, ou seja, podem acrescentar ideias, substituir, mas não podem jogar nada fora, de graça. E quando tudo estiver pronto, não se esqueçam de fazer uma cuidadosa revisão. Estou ansiosa para ver o resultado!
C
Vocês quatro devem, agora, unir novamente dois textos. Um dos textos tem um personagem masculino e, o outro, um personagem feminino, não é isso? Então, vocês vão fazer com que os dois se encontrem numa trama amorosa. Se vão ficar juntos, se o amor vai virar ódio ou se os dois serão apenas bons amigos no final, isso é com vocês. Para esta etapa, vale a mesma regra da etapa anterior, ou seja, podem acrescentar ideias, substituir, mas não podem jogar nada fora, de graça. E quando tudo estiver pronto, não se esqueçam de fazer uma cuidadosa revisão. Estou ansiosa para ver o resultado!
C
Vocês quatro devem, agora, unir novamente dois textos. Um dos textos tem um personagem masculino e, o outro, um personagem feminino, não é isso? Então, vocês vão fazer com que os dois se encontrem numa trama amorosa. Se vão ficar juntos, se o amor vai virar ódio ou se os dois serão apenas bons amigos no final, isso é com vocês. Para esta etapa, vale a mesma regra da etapa anterior, ou seja, podem acrescentar ideias, substituir, mas não podem jogar nada fora, de graça. E quando tudo estiver pronto, não se esqueçam de fazer uma cuidadosa revisão. Estou ansiosa para ver o resultado!
C
Vocês quatro devem, agora, unir novamente dois textos. Um dos textos tem um personagem masculino e, o outro, um personagem feminino, não é isso? Então, vocês vão fazer com que os dois se encontrem numa trama amorosa. Se vão ficar juntos, se o amor vai virar ódio ou se os dois serão apenas bons amigos no final, isso é com vocês. Para esta etapa, vale a mesma regra da etapa anterior, ou seja, podem acrescentar ideias, substituir, mas não podem jogar nada fora, de graça. E quando tudo estiver pronto, não se esqueçam de fazer uma cuidadosa revisão. Estou ansiosa para ver o resultado!
C
Vocês quatro devem, agora, unir novamente dois textos. Um dos textos tem um personagem masculino e, o outro, um personagem feminino, não é isso? Então, vocês vão fazer com que os dois se encontrem numa trama amorosa. Se vão ficar juntos, se o amor vai virar ódio ou se os dois serão apenas bons amigos no final, isso é com vocês. Para esta etapa, vale a mesma regra da etapa anterior, ou seja, podem acrescentar ideias, substituir, mas não podem jogar nada fora, de graça. E quando tudo estiver pronto, não se esqueçam de fazer uma cuidadosa revisão. Estou ansiosa para ver o resultado!
C
Vocês quatro devem, agora, unir novamente dois textos. Um dos textos tem um personagem masculino e, o outro, um personagem feminino, não é isso? Então, vocês vão fazer com que os dois se encontrem numa trama amorosa. Se vão ficar juntos, se o amor vai virar ódio ou se os dois serão apenas bons amigos no final, isso é com vocês. Para esta etapa, vale a mesma regra da etapa anterior, ou seja, podem acrescentar ideias, substituir, mas não podem jogar nada fora, de graça. E quando tudo estiver pronto, não se esqueçam de fazer uma cuidadosa revisão. Estou ansiosa para ver o resultado!
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