Aos dezoito dias do mês de Julho de 2011, às 18 h, na “Escola Atílio Pizzol” São João de Viçosa em Venda Nova do Imigrante”, realizamos o primeiro encontro referente ao Gestar II - Programa Gestão da aprendizagem escolar destinado aos professores das áreas de Língua Portuguesa e Matemática que atuam tanto em redes municipais e estaduais de educação e apoiado pela Universidade Federal do Espírito santo(UFES).
Estavam presentes as Secretárias de Educação dos municípios de Conceição do Castelo Luzian Belisario dos Santos e Venda Nova do Imigrante Maria Cristina Paste, as coordenadoras Pedagógicas das respectivas SEMECs Dalva Elena Guarnier de Abreu Costa e Eliana Falqueto, os professores das respectivas disciplinas do programa de formação e o diretor da Escola Gervásio Ambrosim que nos cedeu a escola para o encontro.
As secretárias de ambos municípios se apresentaram e deram as boas vindas a todos os profissionais presentes, salientaram sobre a importância do curso para o professor cursista, abordaram acerca do interesse em nos ajudarem sempre, explanaram sobre a parceria entre os municípios, se colocaram a disposição e em seguida nos apresentaram .Cumprimentos nossos professores bem como aos demais que estavam presentes.
Falamos de nossas expectativas em relação à formação e manifestamos nossa felicidade em estarmos ali naquela noite.
Como abertura oficial aplicamos a dinâmica “ Entrevista Musical” (cedida e trabalhada conosco na Formação na Ufes/ CeFoCo pelo Júnior Correa), que despertou muitas reflexões acerca do curso de formação continuada nos professores .
Na sequência exibimos alguns slides identificando os objetivos, reflexões acerca dos direitos e deveres, cronograma, frequência obrigatória de 75% dos cursistas, relatórios individuais e coletivos bem como slides identificando a necessidade de se produzir um projeto envolvendo os estudantes e um portifólio que deverá ser entregue ao final do curso.
Fora aberto um momento de questionamento por parte dos professores em relação às dúvidas persistentes e suas ansiedades em relação a tudo que estava acontecendo.
Serenado aquele momento de turbulência pós explanação sistêmica e burocrática, distribuímos os materiais aos professores e nos dividimos por disciplina para introduzir o TP1.
Em círculo abrimos o material, folheamos e começamos introdutoriamente a conversar sobre a Unidade 01 do Livro TPI Linguagem e Cultura, cujo assunto baseia-se em Variantes Linguísticas: dialetos e registros.
Os professores ficaram admirados em relação à qualidade do material proporcionado pelo curso.Seguimos com uma leve e breve discussão acerca do conteúdo a ser trabalhado no próximo encontro e como tarefa de casa foi marcada a leitura da Unidade 01 do Livro TPI Linguagem e Cultura, pois a essa altura nosso tempo já se revogava.
Michele de Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário