terça-feira, 19 de julho de 2011

Nosso Primeiro Encontro

 
Aos dezoito dias do mês de Julho de 2011, às 18 h, na “Escola Atílio Pizzol” São João de Viçosa em Venda Nova do Imigrante”, realizamos o primeiro encontro  referente ao Gestar II  - Programa Gestão da aprendizagem escolar destinado aos professores das áreas de Língua Portuguesa e Matemática que atuam tanto em redes municipais e estaduais de educação e  apoiado pela Universidade Federal do Espírito santo(UFES).
Estavam presentes as Secretárias de Educação dos municípios de Conceição do Castelo Luzian Belisario dos Santos e Venda Nova do Imigrante Maria Cristina Paste, as coordenadoras Pedagógicas das  respectivas SEMECs Dalva Elena Guarnier de Abreu Costa e Eliana Falqueto, os professores das respectivas disciplinas  do programa de formação  e o diretor da Escola Gervásio Ambrosim  que nos cedeu a escola para o encontro.

As secretárias de ambos municípios se apresentaram e deram as boas vindas a todos os profissionais presentes, salientaram sobre a importância do curso para o professor cursista, abordaram acerca do interesse em nos ajudarem sempre, explanaram sobre a parceria entre os municípios, se colocaram a disposição  e em seguida nos apresentaram .Cumprimentos nossos professores bem como aos demais que estavam presentes.

Falamos de nossas expectativas em relação à formação e manifestamos nossa felicidade em estarmos ali naquela noite.

Como abertura oficial aplicamos a dinâmica “ Entrevista Musical” (cedida e trabalhada conosco na Formação na Ufes/ CeFoCo pelo Júnior Correa), que despertou  muitas reflexões acerca do curso de formação continuada nos professores .

Na sequência exibimos alguns slides identificando os objetivos, reflexões acerca dos direitos e deveres, cronograma, frequência obrigatória de 75% dos cursistas, relatórios individuais e coletivos bem como slides identificando a necessidade de se produzir um projeto envolvendo os estudantes e um portifólio que deverá ser entregue ao final do curso.

Fora aberto um momento de questionamento por parte dos professores em relação às dúvidas persistentes e suas ansiedades em relação a tudo que estava acontecendo.

Serenado aquele momento de turbulência pós explanação sistêmica e burocrática, distribuímos os materiais aos professores e nos dividimos por disciplina para introduzir o TP1.

Em círculo abrimos o material, folheamos e começamos introdutoriamente a conversar sobre a Unidade 01 do Livro TPI Linguagem e Cultura, cujo assunto baseia-se em Variantes Linguísticas: dialetos e registros.

Os professores ficaram admirados em relação à qualidade do material proporcionado pelo curso.Seguimos com uma leve e breve discussão acerca do conteúdo a  ser trabalhado no próximo encontro e como tarefa de casa foi marcada a leitura da Unidade  01 do Livro TPI Linguagem e Cultura, pois  a essa altura  nosso tempo já se revogava.
Michele de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário